Cirurgia de ressecção endoscópica de próstata (TURP)

A cirurgia de ressecção endoscópica de próstata, também conhecida como TURP (ressecção transuretral da próstata), é uma técnica cirúrgica usada para tratar o aumento benigno da próstata (hiperplasia prostática benigna – HPB).

Atualmente, a técnica mais moderna utilizada na TURP é o ressector bipolar, o que permite tratar próstatas maiores com maior segurança e sem o risco de intoxicação hídrica que havia com a técnica monopolar antiga. Neste procedimento, um endoscópio é inserido na uretra através da ponta do pênis, permitindo ao cirurgião visualizar e remover o tecido prostático aumentado que está causando obstrução ao fluxo de urina.

disfunção-erétil-clinica-iizuka

Existem variações da técnica bipolar com plasma que permitem ressecção, vaporização e enucleação da próstata com HPB. Para casos específicos de pacientes em uso de anticoagulantes, recomenda-se a opção de técnicas que empregam o laser para a cirurgia endoscópica de próstata, sendo as modalidades principais: Holmiun laser (HOLEP), Thulium laser (THULEP) e Green Light laser. As duas primeiras citadas, HOLEP E THULEP, servem para operar próstatas grandes através de enucleação pela uretra e sem cortes. O Green Light faz basicamente a vaporização da próstata, e portanto, deve ser evitado para próstatas grandes.

A cirurgia de TURP geralmente é realizada com anestesia geral ou raquianestesia e pode ser uma opção se outros tratamentos, como medicamentos, não tiverem sido eficazes. A cirurgia geralmente tem resultados positivos, com uma melhoria significativa do fluxo de urina e uma redução dos sintomas associados à HPB.

No entanto, é importante consultar um urologista para avaliar se a TURP é uma opção adequada para o seu caso específico e para monitorar a evolução da doença. Além disso, é importante seguir as recomendações do médico quanto ao cuidado pós-operatório e à prevenção de futuros problemas de saúde.

Você apresenta os sintomas mencionados?

Dr. Flávio Haruyo Iizuka UROLOGISTA – CRM 75674 – RQE 32918