Prostatectomia Radical Laparoscópica e Robótica

A prostatectomia radical laparoscópica e robótica é um tipo de cirurgia utilizada para tratar o câncer de próstata. O objetivo da cirurgia é remover completamente a próstata, bem como as vesículas seminais e a margem de tecido saudável ao redor da próstata.

Na prostatectomia radical laparoscópica, o cirurgião utiliza instrumentos longos e finos inseridos através de pequenas incisões na barriga para remover a próstata. Já na prostatectomia radical robótica, o cirurgião controla instrumentos robóticos através de um console no qual visualiza imagens aumentadas da área a ser operada.

disfunção-erétil-clinica-iizuka

Ambos os tipos de prostatectomia radical podem ser realizados com anestesia geral e geralmente são associados a menor dor, sangramento e tempo de recuperação mais curto em comparação a outros tipos de cirurgia para o câncer de próstata, como a prostatectomia aberta. Os dois tipos de cirurgia oferecem também maior eficácia no tratamento (índice de cura), associado a menores índices de complicações pós-operatórias como impotência e incontinência urinária em comparação com a cirurgia aberta.

No entanto, é importante que o paciente consulte um urologista para avaliar se a prostatectomia radical laparoscópica ou robótica, representa uma opção adequada para o seu caso específico e para monitorar a evolução da doença. Além disso, é importante seguir as recomendações quanto ao cuidado pós-operatório e à prevenção de futuros problemas de saúde.

Você apresenta os sintomas mencionados?

Dr. Flávio Haruyo Iizuka UROLOGISTA – CRM 75674 – RQE 32918